sábado, 26 de novembro de 2011

NOVA CATEGORIA ELÉTRICA?

      Amigos sócios e simpatizantes do Rc Clube Santo Augusto. Tenho conversado com várias pessoas interessadas em fazer parte do nosso clube, porém muitas me perguntam sobre os automodelos elétricos. Entendendo pouco sobre o assunto procurei a ajuda do nosso grande amigo e maior incentivador dessa categoria no estado, Guto Colvara. Muito atencioso me deu várias dicas e cheguei à conclusão que seria possível criar uma nova categoria de menor custo e talvez mais fácil manutenção do que os carros glow.
     Os carros seriam limitados pela potência do motor e o chassi 1/10 liberado de qualquer marca. O motor escolhido deixaria os carros com velocidade parecida ou pouco superior aos atuais FW com GXR 15 (apenas comparativo, trata-se de uma nova categoria só de elétricos). É bom lembrar que uma coisa é totalmente distinta da outra, nossas atuais categorias continuam do mesmo jeito.
     Esses carros seriam uma alternativa para quem não quer, não gosta ou acha complicado mexer com os motores glow, além de ir direto ao encontro daqueles que querem apenas o hobby de passear pela pista ou interagir com os filhos e amigos sem aquele maior envolvimento com afinação e acerto de motor. E também seria possível criar a competição para quem gosta.

O que os amigos acham disso?
Conhecem pessoas que estariam interessadas nessa categoria?



MANO

38 comentários:

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  3. Vo mete calango!!!
    Evandro - só pra ganhar do gordinho de Santa Maria kkkkk

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  6. Pra ganhar dos mao de pau vou correr com um de cordinha que eu tinha quando era pequeno...
    Kkkkkk
    Evandro

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  8. Pois é Mano acho que seria legal e interesante para o clube essa nova categoria, mas acho que deve haver limitações para chassis e motores não tão potente ate mesmo pelo custo $$$ porque assim crianças poderiam participar sem nem um problema, senão comesaria a sair ate mais caro como o Nigue comentou.
    Concordo que o clube deveria criar sim.

    Jean Gianluppi

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  9. Não é p/ ser elétrico pró!
    temos modelos de carros a partir de 100 dólares, e os motores seriam limitados a motores 4300, sem dúvida conseguiríamos maior autonomia e menor investimento!

    Mano

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  11. Ae galera.
    Acho válida qualquer atitude que possa trazer mais pessoas para o nosso hobby, para que a estrutura que fizemos, possa ser mais utilizada, já que foi considerada tão boa, pelos mestres da modalidade.Vamos usar mais a nossa pista, afinal, este privilégio é de poucos.
    SANDRO

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  12. Não necessita box!!!! Oq para alguns é uma preucupação a menos.
    Max

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  14. Alguem sabe o tempo de duração das provas (acredito que seja 7 minutos)? Deve ser legal, e bem mais fácil de manejar um carro elétrico, uma vez que não demanda a história do abastecimento, regulagem de carburador, tempo de tanque... e tem todo o resto que um automodelo a combustão tem... Bá gurizada, acho que vou me fincá nesse aí... é uma coisa que dá pra fazer sozinho e muito mais light...
    Evandro

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  17. o nig, para de encher o saco!!!!!

    com motor de 4300 anda meia hora.....

    se não quer andar para assustar quem não conhece!

    Mano

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  18. motor q suga bateria em 5 minutos anda mais que pró glow.

    Mano

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  20. vamos fazer competição de 20 min. como os rtr sem parar!!!

    Isso não é novidade, já existe!

    Maiores informações técnicas ainda não posso informar, tudo que escrevi consultei com automodelistas que já usam o equipamento.

    Mano.

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  21. Vo butá calango!
    Evandro

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  22. Que legal que o post tá tendo bastante comentários...sinal que o pessoal tá interessado.

    Então vamos aos esclarecimentos.
    Primeiro ao nosso amigo Carlos.

    A idéia do Emersom é de criar uma categoria "RTR" de Elétrico então os carros são por natureza mais baratos,MAS....mesmo que fossem pro. Vamos aos comparativos:

    Chassis PRO EP - de 350 a 500 dólares.. o que dá entre 800 e 1000 reais em média.
    Chassis PRO Glow - de 1000 a 1500 em média.

    Motor PRO EP - em média 150-170 reais
    Motor PRO Glow - em média 1000 reais

    ESC EP - em média 500 reais, somados aos 170 . R$ 670,00

    Bateria para EP, em média 100 dólares ( as profissionais ) aprox. 1000 ciclos ( 1000 usos )
    Combustível Glow - média 100 reais , média de 24 tanques ou seja , 24 usos.

    Pneus EP - Borracha
    Pneus GP - Espuma os valores são parecidos, mas pro borracha você não precisa da parafernália agregada ( torno , paquimetro... ) e a duração dele é maior.

    façam as contas.

    além do diferencial do preço que é notável, a manutenção dele é mais simples, e diferentemente do que disse o Carlos os motores EP não tem mais escovas e não necessita a troca do rotor com a mesma frequencia que os motores brushed precisavam. Não precisa ter conhecimento de mecânica específica em motores, e os mesmos duram mais que 4 corridas sem aquela manutenção chata.

    Pois bem, creio que a idéia do Emerson é a seguinte.

    Baixo custo, baixa manutenção e boa diversão.

    Vamos aos números:

    Carro EP (BBB- Bom Bonito e Barato) - Sakura Zero, em média 300 Reais.

    Esc Hobbywing. 200 reais.
    Motor 4300 KV ou 9T ( 9 turns ) que é a mesma coisa.
    70 reais em média.

    Baterias 2S 5000Mha na hobbyking 15 dólares, 35 - 40 Reais.

    Pneus na Alpha R/C , se o clube comprar de bastantão como o Luciano fazia aqui , dá pra conseguir um bom desconto e o par sair por 20 pila.

    Ah.. com essa configuração de motor, o tempo de prova diferentemente do que foi dito aqui pode ser de até 30min... depende só do regulamento de vocês , esses motores não puxam tanto da bateria, então dependendo da relação usada, dá pra esquecer da vida andando.

    O regulamento mundial diz que as provas são de 5 min. Mas a motorização é bem diferente, permite timming no motor e uma série de outras coisas.

    Tomara que tenha ajudado a esclarecer algumas dúvidas.

    quando tiver corrida de EP ai me chamem pra eu andar com vocês.

    Abraços.
    Guto Colvara

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  23. Como a mijada foi direcionada, apago os comentários!

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  24. Tomara que em breve, tenham tantas categorias quem não se consiga fazer provas em um final de semana só! Ai, podem dizer:
    Se criar muitas categorias não sobra nenhuma. É? E se não criar, sobra? Ninguém pode afirmar, só tentar!

    Vocês tem muita coisa boa ai, saibam aproveitar! Inclusive a oportunidade de desenvolver novas categorias com convivênvia pacífica!

    LGA MotorSport

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  26. Acho que o negocio vai sair com certeza... Alguém mais de interessa(fora eu e o Nig)?
    Evandro

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  27. Categoria de EP com essa motorização acho que não dá pra querer separar por PRO ou RTR ou algo do gênero, tem que meter todo mundo junto e fazer andar!!! fazer grid pra ficar divertido!

    sugiro inclusive fazer corrida de EP em final de semana separado pra não sobrecarregar os preparadores e box... só sugestão.

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  28. Tô de olho desde o inicio do post.

    Jefferson Kettner

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  29. AI desmontei o liquidificador da VÓ

    Motor já tenho, pneu tenho uns Radiais de um NIKKO.

    ESC acho q tenho um em uma lanchinha de controle.
    e controle sera q serve um de TV?


    azaaaaaaaaaaaaa.
    vou entra de cabeça.... (em uma agulha)


    cpaz como ja tinha falado
    to de olho no post, mas o negocio eh pesado.

    mas acho legal outras categorias.

    Jefferson JJ

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  30. Pesado nada!! Com mi e poucos pila da pra fazer a festa!!!

    Evandro

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  31. pesado me refiro a minha bateria, sera q uma de nobrake serve?
    hauhauhauhauhauhauhau
    sem via de duvida eh uma categoria menos trabalhosa q mais em conta. e pra um pai e filho competir ta ideal, o negocio e envolver a família e os amigos num hobby excelente q tem a ensinar muito mais q jogo de Poker (nada contra). a as vezes ainda mais barato hauhauhauhaua.

    jefferson JJ

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  32. Traxxas lança o carro mais rápido do mundo... 160km/h

    http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=R0DMa8seF9w

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  33. Massa o carro, porém mais um brinquedo da Traxxas com pouco futuro.

    gostei do conjunto aerodinâmico da parte de baixo do chassi.


    Jefferson

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