segunda-feira, 26 de agosto de 2013

EP

Olá pessoal.
Agora vou escrever a minha opinião sobre o estado atual do automodelismo em Santo Augusto. Repito, minha opinião. Após lerem isto, por favor, compartilhem as opiniões de vocês.

Acredito que corridas de RTR ou PRÓ, a nível de Copa Noroeste, está fora de cogitação. Por vários fatores, não temos pilotos para andar, e isto é fato e não se discute. Fazer uma categoria em que somente dois pilotos andem, não vale a pena. É o caso da RTR, onde, infelizmente, só o Jean e o Eduardo estão andando. Com certeza não é o que todo mundo queria ver. A categoria PRÓ, a mesma coisa, pouquíssimos andando, a um custo bem razoável.
Agora, vamos aos fatos. Como eu já disse bastante tempo atrás, o futuro, em Santo Augusto, vai ser a categoria EP. Isso mesmo, a EP! O carro não custa quase nada (menos de R$200,00), se quebrar alguma coisa, a manutenção é baratíssima e, qualquer coisa, dá pra comprar um chassi novo... Os acertos de carburação, altura de pneu, segunda marcha, tudo isso fica pra trás, é plugar a bateria e sair andando, sem falar que não precisa de box pra reabastecer ou largar.
Ora, já está ruim de conseguir piloto, o que dirá box!

Já temos vários pilotos que tem o Sakura (Evandro, Emerson, Max, Paulo, Perini, Eduardo Pesina, Jean Antunes, Carlos Nique, Anderson, Cristiano, Jeferson), acho que todos estes tem carro. Não sei se o Sandro comprou ou não, mas acredito que irá comprar (minha opinião). Brincando, já temos 11 pilotos!! Eu disse 11! O que queremos, 3 categorias, onde há dois pilotos por bateria, ou uma categoria, com 5, 6 9 ou 10 baterias, com 11 pilotos nela??? O que acham? Eu acho que não há mais o que discutir pessoal, o negócio é partir pra categoria EP, sem enrolação. Dá pra fazer umas 10 baterias por final de semana, se quisermos, sem stress nenhum... uma barbada!!!

Tenho falado com o Jean Marlon, aqui de Santa Rosa, e ele, pelo que tem me falado, está animado a andar de EP. Gurizada, vamos conversar e tornar essa categoria um fenômeno, com grid cheio, é barbada! Chega de ficar indo atrás de gente pra colocar no grid, e, no dia da corrida, não aparecer ninguém! Vamos andar nós mesmos, e nos divertirmos! Acho que é esse o intuito! Certo?

Abraço a todos.
Evandro Rocchi

17 comentários:

  1. Informo aos amigos do Hobby, que em 2014 pretendo não fazer parte do usuário de Nitro, já tenho o EP pronto para meu uso, e caso alguém interessado tenho um Chassi e Combo pronta entrega.

    ResponderExcluir
  2. Aqui na minha região (Joinville e Curitiba) muitos automodelistas optaram pelo carro elétrico. (alguns ainda andam com seus carros à combustão também). Os pilotos que atualmente participam das provas de elétrico são automodelistas experientes (carinhosamente chamados de “dinossauros”), que ficam alternando, entre eles, as melhores classificações nas provas (são sempre os mesmos no pódio).
    Como nas provas de elétricos não há uma categoria de iniciantes, os novos automodelistas que compram carros elétricos não têm coragem de participar das provas junto com os “dinossauros”, e se limitam a somente brincar com seus carros, fora dos eventos de prova e normalmente num horário em que os experientes não estão na pista (à noite ou em dias de semana). É visível o desconforto dos iniciantes e o desestímulo deles para participarem das provas. Também percebemos que, no caso dos elétricos, pouquíssimos pilotos se aventuram a participar de eventos nacionais ou fora da sua região (neste caso ainda não consegui entender os motivos).
    Apesar das dificuldades e custos maiores apresentados pelos automodelos à combustão, quando comparados com os elétricos, eu não pretendo abandonar a categoria ou trocá-la pelos modelos elétricos, pois existem algumas características no modelo à combustão que me fazem ficar cada vez mais apaixonado: a semelhança física com um carro de verdade, a necessidade de acertar o motor, as diversas possibilidades de setup e ajustes no carro, o uso de um combustível líquido e a necessidade de reabastecimento, a existência de um tanque de combustível e de um escapamento, a presença de um mecânico para apoio e suporte no box, sem falar do ruído do motor e do delicioso “perfume” do combustível queimado.
    Enquanto houver provas de nitro eu estarei nas pistas. Se um dia não houver mais, espero ter um bom estoque de peças de reposição, combustível e motores para continuar brincando com o meu carro no meio dos elétricos.

    Renato

    ResponderExcluir
  3. Sem dúvida alguma Renato! Concordo mesmo, e se for possível correr de 1:1, muitíssimo melhor. Mas pelo que eu entendi sobre oque o Evandro escreveu é um lance do tipo assim: "se só tem tu, vai tu mesmo!", e dessa forma concordo com ele, mesmo sem roncar, uma corrida com o grid cheio é mais divertida que com o grid vazio. Vejo que ele está tentando juntar todos os pilotos em uma única categoria.

    abraço

    Max

    ResponderExcluir
  4. Isso aí Max. A idéia é juntar o maior número de pilotos na mesma bateria, pra ter emoção, e não ficar andando sozinho na pista. Vale lembrar que, com o EP, dá pra fazer inúmeros traçados na pista, o que aumenta mais a diversidade das corridas. Lembrando ainda que, se o Sandro andar serão 12 pilotos, e não 11! Putz galera, grid cheio! É só a gente se agilizar e fazer o negócio andar... Acho que deveríamos fazer uma reunião a respeito do assunto, pra iniciar antes essa mobilização. Quem apoia?
    Evandro

    ResponderExcluir
  5. VAMOS APROVEITAR O CALOR DO FINAL DE SEMANA E MARCAR UMA REUNIÃO????? POR MIM PODE SER HOJE (QUINTA), SEXTA OU ATÉ MESMO NO SÁBADO. QUE ACHAM???
    TEMOS VÁRIOS ASSUNTOS A SEREM DISCUTIDOS.

    MAX

    ResponderExcluir
  6. Pra mim ficaria melhor no sábado, à tardinha ou noite.
    Evandro

    ResponderExcluir
  7. Então pessoal, podemos marcar uma reunião sábado as 19:00 horas?
    Max

    ResponderExcluir
  8. Então é isso gurizada, vamos fazer oq foi combinado na reunião do final de semana. Sobre os outros assuntos ainda não chegamos a uma conclusão em especifico, mas manteremos o combinado na reunião. Abraço
    Max

    ResponderExcluir
  9. Ficou o acertado então?? blz...
    hahahah
    Carlos

    ResponderExcluir
  10. Vão espraia essas decisão ou vai ficar só pro clube do bolinha?

    ResponderExcluir
  11. Max, não vai falar nada com o Luciano! Se ele tivesse interesse tinha que ter vindo na reunião! hahahaha
    Agora sério, temos que marcar o negócio... Esse blog tá uma várzea... o Nigue, pra se manifestar sobre o assunto não escreve nada, mas pra zoar o post ele escreve... kkkkk
    Abraço

    Luciano, vamos te avisar da "próxima" reunião! hehe

    ResponderExcluir
  12. Vi hoje pela manhã que tinham postado algo aqui no blog...
    e não comentei porque estou parando com o hobby, então NÃO posso opinar!!

    ResponderExcluir
  13. E aí, como é que eu fico?
    Vou perder meu emprego?

    KKKKKK

    Sucesso a todos!

    Tio Nonô RC

    ResponderExcluir